quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Roddick Aposentou, Berdych Brilhou e Murray Virou

A segunda semana do Us Open chegou com muitas emoções e também com decepções. Andy Roddick disse adeus para o tênis, perdeu de virada para o argentino Juan Martin Del Potro e se aposentou. Quem também disse adeus, mas apenas do torneio, foi suíço Roger Federer que perdeu para o Tcheco Thomas Berdych por 3 sets 1. Quem quase disse adeus foi Andy Murray, venceu de virada o croata Marin Cilic e enfrenta Berdych na semifinal.

Roddick disse adeus do circuito profissional de maneira digna e batalhadora como sempre foi na sua carreira. Polemico, carismático e engraçadíssimo em suas entrevista, Roddick se aposenta conquistando feitos gloriosos em sua carreira, 32 títulos de simples, em nível de Slam ganhou um Us Open em 2003 e foi as outras 4 finais, Wimbledon 2004, 2006 e 2009 e Us Open 2006, todas elas derrotados pelo seu maior algoz no circuito, Roger Federer. O seu poderoso saque foi o principal fundamento de suas conquistas, sendo consagrado como um dos maiores neste fundamento ao lado de Goran Ivanesevic, Patrick Rafter entre outros. Uma pena, mas tudo tem seu momento certo e Andy achou que este era o momento. Sucesso Andy.

Falando em adeus, o suíço Roger Federer atuou de maneira apática nas quartas de finais do Us Open contra o afiado Thomas Berdych e foi eliminado do torneio. Jogando de maneira impecável e com uma aplicação tática primorosa, Berdych elimina o suíço e vai fazer sua segunda semifinal de slam contra Andy Murray.

Como este blogueiro anunciou em um post alguns dias atrás, Berdych deveria pressionar o segundo serviço do Federer para assim começar a dominar os pontos (como ele fez em Wimbledon em 2010 e na Australia em 2009) e o tcheco fez de forma impecável. Atacou quase todos segundos serviços do suíço, fazendo winners ou deixando Federer na defensiva, tomou conta dos pontos e fez um jogo de linha de base impecável. Apesar de demonstrar uma reação brilhante no terceiro set Federer não estava em um de seus dias inspirados, mas boa parte disto se deve a excelente apresentação de Berdych.

Após a derrota Federer não sabe se vai defender a Suiça na repescagem da Copa Davis e talvez tire alguns dias de descanso antes da turnê asiática e dos torneios indoors no outono europeu.

Andy Murray teve dois sets complicados contra o inspirado Marin Cilic, no entanto venceu e irá disputar a vaga para a final no sábado contra Berdych. Murray vem oscilando muito no torneio, perdeu o primeiro e por muito pouco poderia ter ficado dois sets a baixo para o croata, mas isto não aconteceu, conseguiu ganhar o tié break da segunda parcial e dominou a partida de forma mais tranqüila. Com esta vitória Murray ainda mantém o sonho de conquistar seu primeiro slam e irá medir força contra Thomas Berdych ( com quem o britânico tem um retrospecto negativo de 6-4 para o tcheco) no sábado para poder disputar sua segunda final de Us Open.

Mais tarde volto com os últimos jogos das quartas de finais do masculino.

Nenhum comentário: