domingo, 27 de novembro de 2011

Roger Federer Campeão em Londres

Em uma partida fabulosa, Roger Federer vence Jo-Wilfried Tsonga, Consegue sua 70º título em 100 finais e ultrapassa Ivan Lendll e Pete Sampras em número de títulos de Finals com 6 troféus. Com este título Federer encerra a temporada com 3 títulos consecutivos e vai motivado para o próximo ano.
O primeiro set foi constante para ambos os tenistas, os dois confirmando serviços de modo tranqüilo e não conseguindo devolver os primeiros serviços. No oitavo game do primeiro set Tsonga falhou no seu saque, Federer passou agredir muito bem o segundo serviço do Frances e conseguiu a vantagem de 5-3 e saque. Sem vacilar Federer confirmou seu serviço e fechou o primeiro set em 6-3.
O segundo set começou com o suíço mais agressivo, muito mais solto com a vantagem do primeiro e conseguiu uma quebra logo no segundo saque de Tsonga. Durante o decorrer do set Federer teve outras chances de quebras não aproveitadas que custaram caro para o suíço. Quando foi sacar em 5-4 para fechar a partida Tsonga foi extremamente agressivo, conseguiu 3 chances de quebras e aproveitou uma para empatar o jogo em 5-5, então o jogo passou ficou emocionante. Empatados em 6-6 o segundo set foi decidido no tié break, ambos os tenistas trocaram vários minibreaks e Federer chegou a ter a vantagem de 5-4 com dois saques para fechar o jogo, Tsonga devolveu outro minibreak, mas Federer conseguiu o macht point no saque do francês. Tsonga salvou o macht point com uma linda direita e logo em seguida conseguiu o set point no saque do suíço. Sem vacilar como Federer, Tsonga fechou o segundo set em 7-6(6) em pouco mais de 55 minutos.
O terceiro set parecia replay do primeiro, ambos os tenistas confirmando seus serviços rapidamente sem fornecer chance alguma. Apesar da derrota de virada do segundo se Federer não abaixou a cabeça, começou a colocar mais segundo serviços em quadra e começou a comandar a partida, fazendo mais pontos no saque de seu adversário. Seguindo como foi o primeiro set, Tsonga Sacando em 3-4 falhou, o suíço conseguiu fazer bons pontos, devolveu melhor o poderoso saque do francês e conseguiu a quebra abrindo a vantagem de 5-3. Desta vez o suíço não vacilou, sacou muito bem e deu fim ao campeonato fechando o terceiro set em 6-3 em pouco mais de 2h 05 minutos de partida.
Tsonga fez uma apresentaçãa impressionante nas ultimas três semanas, teve uma papel grandioso e valorizando demais o título do suíço e com certeza se cadastra para ingressar no top 5 para a próxima temporada. Já Roger consegue um aproveitamento de 70% em finais, com 70 títulos em 100 finais com este título, um número significativo para o atleta de 30 anos da Basiléia que segue batendo recordes.
No decorrer da temporada muitos falavam que Federer estava ficando velho, cansado e que não iria conseguir subir seu nível de seu jogo principalmente após a incrível virada de Djokovic na semifinal do US Open. Mas como grande campeão que sempre foi e sempre será, Federer deu a volta por cima, fez apresentações impressionantes nas ultimas três semanas, inclusive uma partida fabulosa contra o Nadal no ATP Final. Vida longa ao maior de todos os tempos que voltou a mostrar seu bom e velho tênis que o levou a glórias e recordes incomparáveis.
Amanha farei um balanço geral do ATP Finals,do final da temporada e uma perspectiva para a final da Copa Davis entre Argentina e Espanha.

Nenhum comentário: